Artist: Rodrigo Sassi
Tenho um bom conhecimento sobre bolhas e respingo, porém informal
January 19 – March 30, 2014
Praça Victor Civita
Sao Paulo, Brazil
A obra “Não tão grande quanto o respingo original” tem formas de concreto armado e carrinho de mão e as medidas de A 2,10 x L 2,05 x P 1,70 m. Já ”Entre o céu e a terra, bolhas!”, é feita de madeira, concreto e cabos de aço e as dimensões A 3,00 x L 4,50 x P 4,50 m.
As esculturas de Rodrigo Sassi surgem da relação entre uma pesquisa arquitetônica e urbanista aplicada à tridimensionalidade no campo das artes plásticas. Tendo como ponto de partida o grande e descontrolado crescimento das cidades, Sassi cria por meio do uso imaginativo de técnicas da construção civil, fôrmas de concreto armado que se compõe de maneira aleatória e independente de funcionalidades, trazendo à tona uma composição final que contrasta elementos brutos a uma falsa sensação de leveza.
Fruto do reaproveitamento de madeiras usadas anteriormente em construções, suas esculturas, ao contrario da convencional intenção das fôrmas que são descartadas após o enrijecimento do cimento em seu interior, permanecem como parte integrante da obra, apresentando sinais de uso e desgaste consequentes de sua utilização anterior, explicitando assim a ideia de surgimento e processo de criação.
Nascido em São Paulo em 1981 e graduado em Artes Plásticas pela FAAP, Rodrigo tem obras em coleções no MAB (Museu de Arte de Blumenau – SC), SENAC (Piracicaba – SP) e Centro Cultural Dannemann (Recôncavo – BA) e recebeu o prêmio do 3° Salão dos Artistas sem Galeria (São Paulo – SP/2012) e o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília. O artista participou também de diversas exposições coletivas e entre suas dez exposições individuais realizadas entre 2008 e 2013, estão “Desdobramentos Infiltrórios” (Galeria Fayga Ostrower – Brasília/2013), “Daquele Que Se Reproduz” (Galeria Pilar – São Paulo/2012) e “Pinturas Infiltrórias e suas Ramificações Tubulares” (UNESC – SC/2011).